quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tríduo do Sagrado Coração - 2º dia

Coração – Sede da Sabedoria: Aprender do Senhor a profunda sabedoria do bem viver.

Texto Bíblico: Sl 19 (18): "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos".

Reflexão: O termo hebraico que na bíblia constantemente designa sabedoria é Hokmah. Não se trata de mero saber conceitual ou intelectual. Está muito mais ligado ao "saber" da vida e ao "saborear" a vida. Como o homem do campo que descobre a presença do Senhor da Vida desde as coisas mais corriqueiras até as mais extraordinárias. Que sabe o gosto bom da chuva para a terra e se encanta com a força de vida de uma pequena semente de hortaliça, para, assim, apreender no cotidiano a beleza e o encantamento de viver na pedagogia do Criador, dando passos de crescimento rumo à humanidade liberta.

Tal sabedoria encontra sua morada neste lugar que chamamos de coração. Lá, onde nossos sentimentos, desejos, histórias e estórias se encontram com a verdade do Senhor de todas as coisas, nosso modo de viver é formado e consolidado. Dizia uma amiga: "É simples, só se vê bem com o coração". Esta frase foi marcante para mim! Evangelizar o coração é ensiná-lo a degustar o sabor da vida e da presença de Deus e dos outros. É romper as barreiras de fechamento para se abrir em vida. Para bocas destreinadas, até o mais sublime dos vinhos é vazio.

Oração: Deus, Senhor da vida e doador do verdadeiro sabor da existência, fortifica em nós a graça de saborearmos o dia a dia. Dai-nos querer sempre mais experimentar a novidade da Vida que vem de vós. Que o bom sabor da vida não se perca. Que a taça de nossa existência não se esvazie e perca sua força. Como o Cristo, dai-nos descobrir que o equilíbrio da vida se encontra entre o amargo e o leve, o salgado e o doce da história. Que o banquete da vida seja povoado pela variedade de sabores. Venha o teu Espírito, Verdadeiro Sabor. Amém!


--
P.e Maikel P. Dalbem, C.Ss.R.

Um comentário:

  1. Amém, que assim seja, amém!!!
    Que a taça da minha vida seja sempre Tu, meu Deus!!!

    ResponderExcluir